X Fechar Janela
18/08/2009

Lançamento da Artmed aborda resultados na educação infantil em Reggio Emilia

São Paulo, 18 de agosto de 2009 - A Artmed Editora lança "Tornando visível a aprendizagem das crianças: educação infantil em Reggio Emilia" de Linda Kinney & Pat Wharton, um livro baseado na abordagem documental implementada em creches de Stirling, na Escócia. Local em que os educadores vivenciaram melhorias significativas em seus conhecimentos sobre crianças, como elas aprendem e o potencial adicionado ao se engajar, com sucesso, as famílias no processo de aprendizagem.
 
O modelo, que se fundamenta na escuta atenta das crianças e na observação de seus interesses e suas preocupações, concentra-se em registros e comentários acerca da sua aprendizagem por meio de fotos, murais, vídeos e vários outros meios de comunicação.
 
Na obra, as autoras destacam por que os educadores das creches usam a documentação como meio para melhorar a aprendizagem das crianças pequenas; os valores, os princípios e as teorias que norteiam a abordagem de Reggio Emilia; como implementar documentações em qualquer ambiente de pré-escola, com estudos de caso da vida real e sugestões para se evitar ciladas comuns; e como envolver, inspirar e entusiasmar as famílias e a comunidade.
 
Segundo as autoras, o livro se refere a um "encontro" notável com a documentação pedagógica experimentada nos últimos sete anos por professores, especialistas e formuladores de políticas nos serviços de educação infantil da cidade escocesa. "O trabalho foi desenvolvido entre crianças de 3 a 5 anos de idade e estendido, mais recentemente, com a inclusão de crianças com menos de 3 anos", explica Linda Kinney.
 
Reggio Emília
Após a segunda guerra mundial, um grupo de mulheres da cidade italiana de Reggio Emilia buscava um modelo diferente de escola integrada à comunidade e com formação pautada na ética e no desenvolvimento de competências. A abordagem educacional foi criada de maneira democrática e tão bem sucedida que acabou sendo municipalizada em 1963 e logo se espalhou por todas as escolas do município. O reconhecimento internacional surgiu em 1991, quando a revista norte-americana Newsweek publicou uma matéria apontando o sistema educacional infantil de Reggio Emilia como o mais admirável do mundo. Até os dias de hoje, o desenvolvimento pedagógico é feito de maneira democrática, na qual desde os coordenadores até cozinheiros são considerados peças fundamentais para o processo.
 
Diferenciais
. Saiba como a documentação pode ser um instrumento valioso para melhorar a aprendizagem das crianças pequenas;
. Conheça os valores, os princípios e as teorias que são a base da abordagem de Reggio Emilia;
. Aprenda como envolver, inspirar e entusiasmar as famílias e a comunidade.
 
Público-alvo
Pedagogos, psicopedagogos, professores universitários e estudantes de graduação de áreas afins.
 
Sobre as autoras
Linda Kinney é diretora de Aprendizagem e Desenvolvimento de Stirling e membro do grupo de referência de especialistas em serviços integrados para a infância do Scottish Executive.
 
Pat Wharton é consultora pedagógica de creches e pré-escolas e atualmente trabalha em parceria com os serviços de educação infantil de Stirling, em uma abordagem de documentação das aprendizagens iniciais.
 
Serviço
Livro: Tornando visível a aprendizagem das crianças: educação infantil em Reggio Emilia
Autor: Linda Kinney & Pat Wharton
Formato: 17,5x25
Páginas: 120
Preço: R$ 33,00
 
Sobre a Artmed Editora
A Artmed Editora é responsável pela publicação, em português, de livros acadêmicos e profissionais nas áreas de ciências biomédicas, educação e saúde mental. Atua também nas áreas de administração, ciência e tecnologia com o selo Bookman. Atualmente possui cerca de 1.300 títulos em catálogo com conteúdo referendado pelos mais renomados autores brasileiros e internacionais, respeitando o mais alto padrão de qualidade editorial. Além de ser a editora oficial da Associação Brasileira de Psiquiatria, a empresa mantém parcerias com conceituadas editoras estrangeiras entre elas a Pearson Education. Sediada em Porto Alegre, a distribuição ágil e competente das publicações da Artmed em todo o território brasileiro e em Portugal é garantida por uma ampla rede de filiais e de representantes/operadores logísticos em quase todas as regiões do país, inclusive nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Ceará e Distrito Federal.

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA
Empresa:
Artmed Editora
Site:
www.artmed.com.br
Twitter:
@artmed - Siga o perfil exclusivo da Trama sobre educação: @tramaeduca
Trama Comunicação - Tel: (11) 5080-9100 - www.tramaweb.com.br - Twitter: 
@trama

Jornalistas responsáveis
Assistente de Atendimento: Daniele Santos -
daniele@tramaweb.com.br- (11) 5080-9127
Executiva de Atendimento: Lívia Lima -
ana_livia@tramaweb.com.br -(11) 5080-9109
Gerente de atendimento: Ana Paula Dini -
ana_dini@tramaweb.com.br - (11) 5080-9104 / 9270-4238
Coordenadora de atendimento: Helen Garcia -
helen@tramaweb.com.br
Diretora de Atendimento: Leila Gasparindo -
leilag@tramaweb.com.br

Sobre a Trama
Há 14 anos, a Trama Comunicação desenvolve e executa estratégias diferenciadas de relacionamento e comunicação para empresas e instituições de diversas áreas com foco em tecnologia, educação, inovação e sustentabilidade. Foi uma das agências pioneiras em oferecer e administrar a sala de imprensa das organizações na Internet e postar diariamente releases com informações a respeito dos clientes atendidos, baseada no conceito de comunicação interativa. Preparada para atender marcas com presença na América Latina, possui sede em São Paulo e escritório em Buenos Aires, além de operar internacionalmente por meio de parcerias com agências locais. Entre os serviços oferecidos estão: auditoria de imagem e opinião, assessoria de imprensa, clipping digital, comunicação interna, PR Digital, comunicação interativa (mídia social, blog corporativo, twitter, podcast, videocast, release 2.0, sala de imprensa interativa), organização de eventos, gestão de crises, media training, planejamento estratégico de comunicação, publicações corporativas, conteúdo para website e relações públicas.