Grupo A Editora - Artmed

Respeito pelo conhecimento. Esse é o posicionamneto da Artmed Editora. A empresa busca diariamente atender a exigência dos professores, a necessidade dos alunos e a evolução dos profissionais com lançamentos variados, em áreas inexploradas e com qualidade gráfica e editorial.

A Artmed Editora é responsável pela publicação, em português, de livros acadêmicos e profissionais nas áreas de ciências biológicas e ciências humanas, por meio do selo Artmed, e nas áreas de ciências exatas e ciências sociais aplicadas, com o selo Bookman.

Atualmente possui cerca de 1.300 títulos em catálogo com conteúdo referendado pelos mais renomados autores brasileiros e internacionais, respeitando o mais alto padrão de qualidade editorial. A empresa mantém parcerias com os mais renomados grupos editorias internacionais e com as mais importantes instituições cientificas brasileiras.

Sediada em Porto Alegre, a distribuição ágil e competente das publicações da Artmed em todo o território brasileiro e em Portugal é garantida por uma ampla rede de filiais e de representantes/operadores logísticos em quase todas as regiões do país, inclusive nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Ceará e Distrito Federal.

Faturamento e market share
Fundada em 1973 em Porto Alegre, a Artmed Editora registrou nos últimos 10 anos uma taxa média de 24% de crescimento ao ano. Em 2008, obteve um faturamento de R$ 67 milhões e uma fatia de cerca de 10% de share do segmento de CTP – Cientifico Técnica Profissional, mercado que tem receita total estimada em R$ 500 milhões e corresponde a 30% de toda indústria editorial no País.

Mesmo com as dificuldades decorrentes da crise econômica, o grupo obteve uma performance razoável em 2009 e fechará o período com cerca de 9% de crescimento. “Considerando que estamos numa indústria madura e num mercado praticamente estagnado, significa que ganhamos market share e atingimos um novo patamar dentro do nosso segmento”, ressalta o diretor Celso Kiperman.

Gestão é o diferencial
Pode-se dizer que a Artmed está numa posição única no mercado editorial no que diz respeito a sua gestão. A empresa tem uma administração e estratégias similares aos dos grandes grupos, mas ainda há o apego ao negócio por parte dos donos na operação, o que acontece apenas nas pequenas editoras.

O processo de profissionalização e estruturação da gestão começou em 2003, quando o fundador Henrique Kiperman, presidente do grupo, e seus filhos Celso Kiperman e Adriane Kiperman Rojas decidiram que se manteriam a frente do negócio e conquistariam mais espaço no mercado brasileiro. Desde então, investiram na organização de processos, tecnologias, treinamentos, processos de qualidade, redes de distribuição e na contratação de executivos de outros mercados para atuar nas principais áreas da empresa.

Em paralelo, os executivos qualificaram a área editorial por meio de parcerias com os mais importantes grupos editoriais internacionais e várias instituições científicas brasileiras.

Livro traz questionamentos sobre rotinas na educação infantil

São Paulo, 29 de maio de 2006 – Observações práticas no Brasil e no exterior embasam as idéias apresentadas no livro “Por amor e por força: rotinas na educação infantil”, lançamento da Artmed Editora. O texto foi escrito a partir da tese de doutorado da autora brasileira Maria Carmen Silveira Barbosa, apresentada à Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Segundo Maria Carmen a rotina na educação infantil é tema considerado complexo por não apresentar uma tradição de pesquisas no País. “Apesar de sua amplitude, é um assunto importante por abranger a teoria e a prática da pedagogia no ensino das crianças”, explica a autora.

A rotina foi analisada como instrumento de controle do tempo, do espaço, das atividades e dos materiais, com função de padronizar e regulamentar a vida de adultos e crianças em creches e pré-escolas.

A partir da observação da maneira como as rotinas são estabelecidas em diversas instituições no Brasil e no exterior, a obra mostra que é possível repensar o cotidiano prestando atenção aos motivos pelos quais se age de um jeito ou de outro, promovendo mudanças.

Segundo a autora, para isso é preciso sair da visão ’adultocêntrica’, de quem ’sabe o que é melhor para as crianças’, e estabelecer novas relações, pautadas pela idéia de que se está permanentemente sendo reconstruído por meio das práticas de vida.

Título:
Por amor e por força: rotinas na educação infantil
Autora: Maria Carmen Silveira Barbosa
Editora: Artmed
Formato: 16cm x 23cm
Número de páginas: 240
Preço: R$ 42,00

Sobre a autora

Maria Carmen Silveira Barbosa é doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Sobre a Artmed Editora
A Artmed Editora é responsável pela publicação, em português, de livros acadêmicos e profissionais nas áreas de ciências biomédicas, educação e saúde mental. Atua também nas áreas de administração, ciência e tecnologia com o selo Bookman. A empresa possui mais de 1300 títulos em catálogo, com uma média de 400 novas obras lançadas por ano. A Artmed mantém contratos de exclusividade com conceituadas editoras dos Estados Unidos e de diversos países da Europa e da América Latina. Com matriz em Porto Alegre e filial em São Paulo, a empresa conta com uma eficiente rede de distribuição para todo o Brasil e para Portugal e também efetua vendas via Internet.