Sala de Imprensa

AEF - Associação de Educação Financeira do Brasil

Ver perfil

Norteada pela crença de que a educação financeira pode transformar vidas e contribuir para ampliar o exercício da cidadania, a AEF – Associação de Educação Financeira do Brasil tem como principal foco de atuação a promoção e fortalecimento desta importante causa em todo o país.

A organização foi criada com o objetivo de executar a implantação da Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF, uma política pública lançada em 2010 com a finalidade de disseminar a educação financeira e previdenciária junto à população.

A parceria que deu origem à AEF reuniu quatro importantes instituições do sistema financeiro nacional que ainda hoje são mantenedoras da Instituição: ANBIMA – Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais; BM&FBOVESPA – Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros; CNSEG – Confederação Nacional de Seguros Privados e FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos. Todas elas são membros do CONEF – Comitê Nacional de Educação Financeira.

Desde a sua constituição, a AEF desenvolve tecnologias educacionais e sociais, compondo seu portfolio: vídeos, livros para professores e alunos, cursos de capacitação, dentre outros, que visam despertar no cidadão brasileiro um comportamento financeiro saudável e consciente. Tais tecnologias são replicáveis em diferentes contextos, uma vez que são aplicadas e testadas no público beneficiário, representando efetivas soluções para problemas sociais.

Educação Financeira para Escolas
Dentre os projetos executados está o “Educação Financeira nas Escolas”, que envolve o desenvolvimento de tecnologias voltadas para o Ensino Médio e Fundamental, com o objetivo de inserir o tema na formação de crianças e jovens. O programa possui um projeto pedagógico e um conjunto de livros por níveis de ensino, além de instrumentos que oferecem ao aluno e ao professor atividades educativas voltadas à inserção do tema na vida escolar.

O programa do Ensino Médio apontou como principais resultados de impacto: o aumento da capacidade dos jovens beneficiados de poupar, a produção de uma lista de despesas mensais, a habilidade de negociar preços e meios de pagamento, além da construção de planos pessoais para alcançar seus objetivos.

A Instituição conta ainda com o projeto “Educação Financeira para Adultos”, voltado às mulheres beneficiadas no Programa Bolsa Família e aos aposentados, dois públicos que sofrem sérios desafios financeiros diários, como superendividamento em função da oferta de crédito, instabilidade no mercado de trabalho, entre outros.

Além disso, a AEF também desenvolve a cada dois anos o “Mapeamento Nacional das Iniciativas de Educação Financeira”, projeto que tem o objetivo de conhecer com maior abrangência o desenvolvimento da Educação Financeira no país, mostrando à sociedade informações que ajudem a impulsionar novas e melhores ações sobre o tema.

Algumas das grandes marcas com as quais a AEF já estabeleceu parcerias são: Serasa Experian, Citi Foundation, Instituto Samuel Klein, Instituto CSH, Fundação Itaú Social, Instituto Unibanco, Visa, Icatu Seguros, BID, Banco Mundial, entre outros.

Mais informações sobre os projetos e ações da AEF podem ser obtidas no site www.aef.org.br

 

Educação Financeira é tema de debates em São Paulo

 

 Educação Financeira é tema de debates em São Paulo

 

São Paulo, maio de 2017 – Claudia Forte, superintendente da AEF Brasil – Associação de Educação Financeira do Brasil, participa de debate promovido pela ACREFI – Associação Nacional das Instituições de Crédito, sobre a importância da orientação financeira para a construção da cidadania na próxima sexta-feira, em São Paulo.

 

Mediada pela jornalista Christiane Pelajo, a conversa contará com a participação de Isaac Sidney Ferreira, Diretor de Relacionamento e Cidadania do Banco Central e André Loes, Diretor Executivo do FGC-Fundo Garantidor de Créditos. A abertura do evento ficará a cargo do executivo Hilgo Gonçalves, presidente da ACREFI.

 

O evento é direcionado aos associados da instituição.

 

Programação:

 

 

8h30   Café da manhã de boas-vindas

9h00      Apresentação Christiane Pelajo – Jornalista

9h05      Abertura

9h15      Isaac Sidney Ferreira – Diretor de Relacionamento e Cidadania do Banco Central

9h40      Claudia Forte – Superintendente da Associação de Educação Financeira do Brasil – AEF-Brasil

10h05    André Loes – Diretor Executivo do FGC-Fundo Garantidor de Créditos

10h30    Debate

11h    Encerramento

 

Moderação: Christiane Pelajo

 

Local: Hotel Renaissanse

Endereço: Alameda Santos, 2233 – Cerqueira César, São Paulo

 

 

 

Fale Conosco