Sala de Imprensa
Olá, seja bem vindo!
Press Releases

31/03/2010

Prêmio Sentidos revela histórias de brasileiros vencedores

São Paulo, 31 de março de 2010 - Histórias de superação e lições de vida, coragem e persistência. Assim foi a noite de premiação dos vencedores da terceira edição do Prêmio Sentidos, realizada ontem (30), no Memorial da América Latina, em São Paulo. Ao todo foram 787 inscritos, de 13 estados brasileiros, em seis categorias: Gente como a gente, Artes, Esportes, Literatura, Empresas e Terceiro Setor.
 
Para Dudu Braga, publicitário e apresentador de rádio e TV, a informação é a melhor forma de acabar com o preconceito e, nesse sentido, a premiação vem ao encontro deste objetivo. "Reconhecer e divulgar o talento das pessoas com deficiência é uma excelente forma de fazer com que a sociedade conheça sobre o assunto e deixe de lado qualquer preconceito", disse durante o evento. Dudu é cego e foi um dos homenageados da noite por sua contribuição pela causa.
 
Os vencedores da cada categoria são:
 
Artes - Iasmin Carneiro Freitas (Ceres/GO)
 
 
Sylvia Cury, presidente da Avape e Iasmin Carneiro Freitas
 
 
Nasceu prematura, com dificuldade respiratória e fenda palatina. Possui 23 graus de miopia em ambos os olhos e respostas auditivas ausentes bilateralmente. Sua mãe a colocou em contato com a música e hoje, aos 9 anos de idade, tem um ótimo desempenho com o piano.
 
Literatura - Thiago Ribeiro Santos (Rio de Janeiro/RJ)
Autor de "Esperança sem Fim", Thiago é tetraplégico por conta de um acidente e acredita que a verdadeira força vem da esperança do amor e de transformar o impossível em possível. Escreve para o blog "Espelho das Eras", para demonstrar ao mundo que enquanto há vida, há esperança.
 
Esportes - Edson Dantas de Oliveira (São Paulo/SP)
 
 
 
 
Marcos Belizário, Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Prefeitura
Municipal de São Paulo e Edson Dantas de Oliveira
 
Sofreu um acidente que o levou à amputação da perna direita. Após colocar a prótese e passar por reabilitação, recuperou sua autoestima e voltou a exercer suas atividades cotidianas. Em 2000, começou a se dedicar à corrida e hoje é considerado um dos melhores atletas brasileiros amputado de membro inferior. É bicampeão da Maratona de Nova York.
 
Gente como a gente - Isis Maria de Almeida Ramos (Campinas/SP)
 
 
 
 
Portadora de artrogripose múltipla congênita, deficiência pouco pesquisada e disseminada no Brasil, venceu as barreiras do preconceito, sonhando em ser professora. Hoje é pedagoga e trabalha com educação especial, atuando na inclusão de bebês com deficiência na cidade de Paulínia.
 
Empresas - Museu de Arte Moderna de São Paulo
Desenvolveu o programa "Igual Diferente", que possibilita aos usuários de instituições a participação em cursos de arte. Um dos cursos oferecidos é o "Aprender para Ensinar", destinado à formação de educadores surdos para mediar a relação do público com as obras de arte na Língua Brasileira de Sinais (Libras).
 
Terceiro Setor - Associação Adaptação e Surf do Rio de Janeiro
Desde 2007 a instituição promove a inclusão de pessoas com deficiência, permitindo o acesso ao lazer, esporte e cultura, por meio do contato direto com a natureza. Realiza projetos socioambientais nas áreas de surf adaptado, acessibilidade das praias e preservação. Já beneficiou mais de 200 pessoas diretamente com as atividades realizadas nas praias cariocas.
 
Na categoria Júri Popular, os internautas elegeram Iasmin Carneiro Freitas (Ceres/GO), com 39,5%. A votação aconteceu por meio do site Sentidos. Além dos vencedores de cada categoria, o Prêmio Sentidos entregou premiações especiais em reconhecimento ao trabalho voltado à pessoa com deficiência para:
 
Categoria "Troféu Especial"
   - Dudu Braga - Radialista
   - Marisa de Souza Pinto Fontana - Prefeita da cidade de Socorro
 
Categoria "Empreendedores Sociais"
   - Andréa Lemos Britto - Banco de Projetos
   - Dirceu Pereira Jr. - Editora Áurea
   - Flávia Cintra - Consultora de Inclusão
 
Categoria "Escritores"
   - Manoel Carlos, autor de Viver a Vida, representado por Jeferson Lopes Cocate
 
Categoria "Empresas Inclusivas"
   - Conceição Mirandola - Fundação Volkswagen
   - Marcelo Lourenço - Honda
   - Vladimir Centurião - Toyota
 
Categoria "Servidores Públicos"
   - Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo, representado por Marcos Belizário, Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Prefeitura Municipal de São Paulo
   - José Serra, Governador de São Paulo, representado por Marco Pelegrini, da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo
 
Iniciativa
O Prêmio Sentidos é uma iniciativa da revista e site Sentidos, Avape (Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência), Fenavape (Federação Nacional das Avapes), Instituto Ressoar e Rede Record de Rádio e Televisão. Apoio da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Editora Escala, Flow Design e Trama Comunicação.
 
Sobre a Avape
Com 27 anos de atuação, a Avape (Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência) é uma instituição filantrópica de assistência social, que tem como missão promover as competências de pessoas com deficiência e de risco social. Fundada em 1982, a entidade é considerada modelo de gestão e foi a primeira em sua área a receber a certificação ISO 9001. A Avape é reconhecida pelo trabalho de prevenção, diagnóstico, reabilitação clínica e profissional, qualificação e colocação profissional, programas comunitários e capacitação de pessoas e de gestão para organizações sociais. Oferece atendimento a pessoas com todos os tipos de deficiência e de risco social, do recém nascido ao idoso. Desde o seu início, já realizou mais de 18 milhões de atendimentos gratuitos e inseriu mais de 10 mil pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Na busca de parâmetros internacionais, mantém parcerias e termos de cooperação técnica com diversas organizações nacionais e internacionais.
 
 
Acompanhe a Avape no Twitter: www.twitter.com/avape
INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA
Empresa: Avape
Site:
www.avape.org.br
Twitter: @avape
Facebook: http://www.facebook.com/avape
Trama Comunicação - Tel: (11) 3388-3040 - www.tramaweb.com.br - Twitter: @trama

Jornalistas Responsáveis
Gerente de Atendimento: Ana Paula Teixeira - ana_paula@tramaweb.com.br - (11) 3388-3069 / (11) 98712 1423
Diretora de Atendimento: Helen Garcia - helen@tramaweb.com.br




Copyright ©2008 Trama Comunicação
Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento
W2 Websites