O consumo no Brasil deve crescer 13,5% em 2012 na comparação com 2011, atingindo R$ 1,3 trilhão, o equivalente a 30% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, segundo estimativas do Pyxis Consumo, ferramenta de dimensionamento de mercado do IBOPE Inteligência. Novamente, as regiões Norte e Nordeste representam a grande locomotiva desse crescimento, com potenciais de expansão de 26,5% e 24,1%, respetivamente. Em seguida, aparecem as regiões  Sul (19,7%), Centro-Oeste (19,4%) e Sudeste (com apenas 6,5%).

Atualmente, a região Norte, com 8,4% da população, representa apenas 5,2% do consumo no país. As regiões que apresentam o maior consumo são a Sudeste, com 42% da população e 53,5% do consumo, e a Sul, com 14,3% da população e  16,4% do consumo.

Potencial de consumo por classe

As classes A e B absorvem acima de 50% do consumo na maior parte dos grupos pesquisados. A classe A, que ocupa 2,6% dos domicílios brasileiros, se destaca principalmente pelo consumo de CDs e DVDs (27,3% do total de consumo dessa categoria), produtos financeiros (25,7%), artigos de decoração (25,3%) e aquisição de veículos (25%).

Combustível e ensino são os principais gastos da classe B, que representa 58,3% do consumo de cada um desses grupos. Cinema (54,6%), serviços automotivos (53,8%) e artigos esportivos (53%) são outros produtos consumidos majoritariamente por esta classe.

Metade do consumo com tabaco e acessórios é realizada pela classe C, assim como praticamente carnes e derivados, mercearia e matinais. As classes D/E têm maior participação no consumo de produtos de mercearia e cigarros (13% em cada um desses mercados). As duas classes também representam 12% do consumo de calçado infantil, matinais e carnes e derivados.

A Trama possui em sua estrutura um Núcleo composto por jornalistas com grande expertise no setor de consumo e inovação, atendendo clientes como a Arcor Brasil (uma das maiores fabricantes de chocolates e guloseimas da América Latina), a Fitness Brasil (maior e principal entidade do trade de academias de ginástica), a Kangoo Jumps (fabricante de equipamentos esportivos), a Sennheiser, o Porto Digital (um dos mais importantes centros de inovação e empreendedorismo da América latina, sediado em Recife), entre tantos outros parceiros com atuação em todo território nacional.

A Trama está tão antenada ao potencial de crescimento de outras regiões do País que desenvolve parcerias com agências de comunicação Brasil afora de modo a planejar e executar com eficiência ações de relacionamento com a imprensa, produção de conteúdo e demais serviços de comunicação de forma conjunta e organizada, ampliando sua capilaridade e mostrando que é preciso ter know-how para atender a empresas com expressividade em todo território brasileiro, como é o caso da Atlas Transportes & Logística, outro cliente da Trama.

Quer mais um exemplo de como estamos atentos ao potencial de crescimento dessas regiões? A capa da edição 58 da Revista Fitness Business, publicação editada pela Trama há mais de três anos, traz o raio x das academias que estão fazendo sucesso em solo nordestino, com inúmeros cases de negócios descobertos por nossos repórteres tendo como base um amplo trabalho de pesquisa. É aguardar para ver, a edição já está saindo do forno!