As redes sociais permitem uma exposição cada vez maior da privacidade e de dados pessoais dos usuários. É possível, hoje em dia, via sites de busca como o Google, encontrar todo tipo de dados das pessoas e, como evitar esse tipo de exposição foi o foco da apresentação de Thiago Bordini, do projeto HCF-Hackers Construindo Futuros.

Bordini explicou que qualquer tipo de oferta de graça pela internet oferece riscos e que, sempre que receber esse tipo de presente, ele deve ser descartado, pois pode abrir uma porta para o roubo de dados.

Além disso, o profissional detalhou como seria o relacionamento ideal entre funcionários e empresas no uso de redes sociais. Estima-se que 70% dos problemas de segurança em uma organização são devidos ao mau uso de funcionários. Entretanto, explica, proibir o uso não é a melhor solução. Como proposta, Bordini diz que a empresa deve investir em conscientização de seus profissionais para evitar que informações confidenciais vazem.

Em caso de vazamento, porém, Bordini conta que há solução. Ao localizar algo de caráter sigiloso ou particular em um site de busca, basta contatá-los ou mesmo o responsável pela divulgação da informação que é possível retirá-la.

HCF-Hackers
Como forma de auxiliar nessa missão, Bordini também apresentou a ONG HCF-Hackers, voltada para desenvolver o potencial latente em jovens, capacitando em técnicas de Segurança da Informação. Além disso, a ONG com palestras focadas na segurança de dados na rede.