Agregar os valores da empresa ao dia a dia dos colaboradores, sensibilizar a força de trabalho para a visão de futuro da organização e reforçar conceitos-chave são apenas algumas das atribuições da comunicação interna. No mês de março, a Campanha Mágico de Oz, realizada pela Trama para a GMAC (cliente da agência desde o início de 2012), foi um exemplo de ação bem-sucedida nesse sentido.

Aproveitando a entrada em cartaz do musical “O Mágico de Oz”, no Teatro Alfa, em São Paulo (SP), a ação foi planejada e executada pelo time de comunicólogos da Trama, alcançando grande repercussão junto aos funcionários. Com o mote Suas Crenças são Nossas Crenças, a campanha objetivou transportar os colaboradores para mundo encantado do Mágico de Oz (personagem criado pelo escritor norte-americano L. Frank Baum, em 1900), oferecendo pares de convites para o espetáculo.

Mais do que isso: um criterioso levantamento foi elaborado pela equipe da Trama de modo a “linkar” as características marcantes dos quatro principais personagens da fábula com os valores da GMAC, admirados e difundidos pela organização mundo afora.

As peças criativas (móbiles de teto, orelhas de computador, chaveiros personalizados, envelopes e e-mails marketing) foram aguçando, aos poucos, a curiosidade de quem circulava pelos cinco andares da sede da GMAC. Todas elas, além de informar os colaboradores sobre os ingressos que estavam ganhando para a sessão VIP do espetáculo, aproveitavam para reafirmar a importância de conceitos como determinação, criatividade, lealdade e coragem na cultura organizacional. Cada aspecto estava relacionado a um personagem em questão. No caso, Dorothy, Espantalho, Homem de Lata e Leão, respectivamente.

“Comprovadamente, quando conseguimos unir a ludicidade e o emocional às peças de comunicação, como as que criamos para a campanha, a adesão aos conceitos e crenças que precisam ser reforçados junto à força de trabalho da organização torna-se ainda mais efetiva. Quando estabelecemos metáforas, comparações, conseguimos sensibilizar funcionários dos mais variados níveis hierárquicos, mostrando a todos que eles fazem parte da organização e que esta acredita no poder que todos exercem uns sobre os outros, ou seja, o resultado se traduz em sinergia”, diz Adriano Zanni, Gerente do Núcleo de Conteúdo e Comunicação Interna da Trama.

A campanha também contribuiu para ratificar a preocupação da GMAC em apoiar ações ligadas à responsabilidade sociocultural, ampliando o repertório de seus colaboradores. A entrega de convites tornou-se viável com base no patrocínio ao espetáculo por intermédio da Lei Rouanet. De quebra, a seção VIP do espetáculo, na qual os funcionários estarão presentes, será retratada em formato de cobertura jornalística no Jornal PluG, veículo de comunicação interna produzido pela Trama para a GMAC, promovendo o devido encerramento da campanha. Ponto para toda a equipe!